(51) 3224.2580-2065 / 3225.8547

ftiars@ftiars.org

Rua Jerônimo Coelho, 303
Centro - Porto Alegre, RS

Notícia

04/06/2019

Aurora de Sarandi é interditada após fiscalização

FTIA/RS acompanhou vistoria que encontrou diversas irregularidades



A Cooperativa Central Aurora Alimentos de Sarandi foi interditada após fiscalização finalizada na sexta-feira. Foi entregue à empresa termo de interdição imediata de 16 máquinas, setores e serviços, devido ao risco à saúde e integridade física dos trabalhadores. Assim, a indústria fica com as atividades interrompidas até que regularize a situação.

A interdição, pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia, e a proposição de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com multa, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), resultam da 52ª operação da força-tarefa estadual dos frigoríficos gaúchos. 

O objetivo era fiscalizar o cumprimento de cláusulas do acordo judicial anterior, quando a empresa se comprometeu a adequar os itens que prejudicavam a saúde e segurança dos 869 trabalhadores. Entretanto, na nova vistoria foi constatado que, além de o acordo ter sido descumprido, novas irregularidades, abrangendo todos os setores, foram encontradas.

A empresa recebeu relatório de inspeção do MPT, com prazo para manifestar interesse em firmar TAC e expor o que entender pertinente. O documento inclui, ainda, cálculo de multa pelo descumprimento do acordo anterior.

A operação foi acompanhada por representantes de diversas entidades, incluindo a Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT (Contac/CUT), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), representada pela secretária da Mulher, Arlete Schmitz, e STIA Carazinho/Sarandi.

Iniciada em 2014, a força-tarefa dos frigoríficos gaúchos completou 52 operações, sendo 41 novas e 11 reinspeções. Interdições de máquinas e atividades paralisaram 17 plantas (sendo uma por duas vezes) em vistorias com participação de auditores-fiscais.

ENDEREÇO

Rua Jerônimo Coelho, 303
Centro - Porto Alegre/RS

CONTATOS

(51) 3224.2580-2065
(51) 3225-8547

E-MAIL

ftiars@ftiars.org

Todos os direitos reservados para Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS